Um blog para quem não tem muito mais o que fazer da vida, fora opinar.

terça-feira, janeiro 04, 2005

Um pouco sobre futebol, hoje

The top five things I like to talk about...

Bom, não é só o meu amigo MOX que pode escrever sobre esse tema, acho que também sou entitulado a fazer isso, não acham? Bom, alguns podem não se entusiasmar muito com o assunto, mas não os culpo, nem todo mundo tem obrigação de gostar de futebol. Ultimamente, tenho me overdosado de documentários sobre futebol, trechos de partidas, gols em Copas do Mundo e coisas do gênero. Anteontem, comprei um DVD da Placar com documentários sobre o Maradona, inclusive com uma enquete sobre quem teria sido o maior do Mundo, ele ou Pelé. Bom, discussões a parte (até porque ainda não vi o filme sobre o Pelé, ainda, coisa que pretendo fazer em breve), fiquei, é claro, pensando em quem eu consideraria os melhores jogadores do mundo, dos que já vi jogar, seja ao vivo, em estádio, ou pela tevê, mas ainda ao vivo. Venho acompanhando futebol de perto desde 1993, eu acho, e posso pelo menos dar o nome de alguns, quem sabe uns cinco, hehe, para fazer minha lista. Bom, lá vai:

Top Five Football Players I ever saw (at least since 1993)

1 - Zinedine Zidane - acompanhei toda a Copa da França e, desde então, a carreira desse que, sem dúvida, é o maior jogador daquele país, maior que Platini ou Just Fontaine, pois conseguiu a Copa do Mundo, coisa que seus gloriosos antecessores falharam em vencer. Quando foi para o Real Madrid passei a ver mais jogos seus, pois prefiro o Campeonato Espanhol ao Italiano. E foi em Madrid, já um jogador maduro e experiente, que Zidane mostrava todo seu domínio da bola, o jogo cadenciado, a visão perfeita, enfim, um jogador extraordinário, e que ainda encanta as torcidas de todo mundo, mesmo que o Real Madrid não esteja lá essas maravilhas (vamos ver o que Luxemburgo consegue das estrelas);

2 - Romário - por um período bem definido, especificamente de 1993 a 1995, ninguém podia com ele, pois era o melhor centroavante do mundo matador ao extremo e sem competição à altura. Uma imagem emblemática dele foi logo após seu gol de cabeça contra a Suécia, na semi-final da Copa de 94, em que não vibrou ou correu, simplesmente abrindo os braços e caminhando lentamente, como se disesse para si mesmo e para os outros: "Eu sou bom e não tem conversa, peixe!" Bom, durante esses três, ele foi fantástico, e isso ninguém pode negar;

3 - Ronaldo - a carreira dele tem fases bem definidas: na primeira, de 1993 a 1994, era um moleque magro, rápido e habilidoso que empilhava gols pelo Cruzeiro até ser chamado pro Parreira para ir à Copa, apesar de não ter jogado sequer uma partida; na segunda, de 1995 a 1997, encantou a Europa, primeiro no PSV-Eidenhoven, e depois, eterno e inesquecível, no Barcelona, em que encantou a todos com gols e dribles, e ganhou o título de melhor jogador do mundo aos 20 anos de idade; a terceira fase é de 1998 a 2001, a fase italiana, na Inter de Milão, onde não só não jogou o esperado como teve duas lesões que poderiam ter precocemente encerrado sua carreira; e temos, desde 2002, a fase atual, de gols e de recuperação, apesar da má campanha do atual time do Real Madrid. Cada um escolha a fase que quiser, mas eu fico com aquela do Barcelona, sem dúvida;

4 - Gheorge Hagi - o vi jogar tanto na Copa quanto no Barcelona, mas nada supera aquele 3x2 da Romênia sobre a Argentina nas oitavas-de-final, em que Hagi comandou seu time e deixou os argentinos com uma saudade de Maradona, desejando que o romeno trocasse de time, mas continuasse com a camisa 10. Para mim, junto com Romário e Stoichkov, um dos destaques daquela Copa, e um dos melhores pés esquerdos do futebol, na tradição de gente como Puskas, Rivelino e Maradona, até;

5 - Ronaldinho Gaúcho - como colorado, não dá pra esquecer GreNal em que o moleque dentuço entortou o Dunga com um elástico pra depois marcar o gol. E, ainda como colorado, não escondo a alegria dele ter atochado o Grêmio com sua transferência para o PSG, deixando o ex time a ver muitos navios e nenhum centavo. E como apreciador de futebol, não posso esconder a admiração tremenda que tenho pela genialidade desse cara, por gols aquele contra a Venezuela na Copa América, que ninguém mais agüenta ver, ou os três que ele marcou num jogo da seleção pela Copa das Confederações, eu acho, um de voleio, outro de falta e um que ele encobriu o goleiro depois de entornar um dos outros mil zagueiros que tentaram, em vão parar esse jogador que hoje, merecidamente, é o melhor do mundo, a torcida do Barcelona que o diga.

Curioso, dessa lista que eu fiz, apenas o Zidane não joga ou não jogou no Barcelona. E Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho ganharam o título de melhor do mundo quando estavam no Barça (se bem que o Ronaldo ganhou pela terceira vez quando estava no Real Madrid). E gente como Stoichkov, Maradona e Cruyff já jogaram no time catalão. É mole ou quer mais? Aguardem, a próxima lista de futebol será daqueles jogadores que eu só por meio de documentários e filmes, os astros de outrora. Bueno, abração a todos. Ah, recomendação musical: ouçam, todos, o "Raw Power", terceiro disco dos Stooges, um clássico do rock, que prova por que o Iggy Pop era e ainda é fodão. Falou!